quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dicionário de Pajubá

Reza a lenda, que os primeiros "pintosos" a saírem do armário depois da colonização portuguesa aqui na américa foram os Pais-de-santo. Quem não se lembra do Chico Anísio vestido de painho na TV?? [eu amava o Chico anísio SHOW, pena q acabou :-(]
Sim, a linguagem era usada pelas gays no terreiro de candomblé, portanto o léxico do Pajubá é originário das línguas africana Nagô e Iorubá. E veio vindo, veio vindo e já ouvi até minha mãe falar "MARA!" rs.. ok,Mara é neologismo, mas não deixa de ser linguagem das gays.

Para que serve o Pajubá? Ora, para se divertir com as amigax gays; entender o que dizem LAS BIBAS FROM VIZCAYA no Vale tudo com a Diva HELENINHA ROITMAN assista!; e quem sabe até sacar se alguém é do babado porque deixou escapar um "Tô lôca do edi!"

Vamos lá, meninas. Primeiro os termos em Pajubá + usados :

Tô colocada = Bêbada, chapada.
Tá boa, Santa? = (irônico) como quem diz Tá doida?
Preciso arrumar o picumã = arrumar o cabelo, dar um jeito no Visu
Inhaí!! = oi, derivado do "E aí?"
Pelo Amor de Dadá! = Pelo amor de Deus!
Desaquenda desse bofe! = Larga esse cara!
Aquenda o Oti pra mim? = Pega uma bebida pra mim?
Padê = cocaína. usa-se "aquela bicha é padêzeira"
Xanã = cigarro.
Taba = maconha
Tô lôca do meu EDI!!! = Tô louca do meu cú.
Não vou me jogar hoje. Acabou o aqüé. = Não vou dançar hoje. Acabou o dinheiro.
Depois do Bafo que rolô na Buati, a rua encheu de Alibã = Depois da confusão na danceteria, a a rua encheu de policiais.
Bafo, Babado = pode significar briga/confusão ou algo muito bom, dependendo do contexto. "A festa foi um BAFO! " (legal). "
Aff, lá vem aquela racha uó! = Lá vem aquela mulher que ninguém gosta. Uó é sinônimo de péssimo.
Ocó, Cafuçú e Bofe = homem
Cona = vem de Maricona, Bicha Velha.
Beijo-me-liga: (sarcástico) na real quer dizer "FUI", dispensando o bofe.
Fazer = transar. "Fiz a gata ontem" = transei com a gata ontem. Ele tá louco pra me fazer!
Michê= prostituto masculino (tem um montão aqui atrás do Trianon pra quem nunca viu)
GP= Garota de programa. Em hotelaria usa-se "NB "de Night Butterfly..rs
HT = heterossexual
Erê = bicha ainda muito jovem. Criança ou que se comporta como tal.
Bi, Bill, Biba, Mona = Bicha.
Amapô, Racha = lésbica, mulher
Agora para chamar o seu amigo gay, existem vários nomes. Eu brinco de chamar nomes de travestis famosas, tipo: Sylvetti, Marcelle, Monique,Samanta..e por aí vai.

POdem começar a praticar!

3 comentários:

Luisa disse...

hahahahha
só consigo usar alguns. rs..

--
engraçado.

Beeeijo.

Laiz C. disse...

Hahahahahaha, muito bom as gírias, nossa, tinha várias que eu não conhecia, menina.

Aliás, achei seu blog, vc viu?

Deixa eu acrescentar umas gírias pra sua lista:

Brejo: um monte de sapa juntas.
Pézuda, fancha: lésbica.
Girina: lésbica muito nova.
Embucetada: muito puta com alguma coisa.
Neca: pênis
Tou passada ou tou bege: espantada

Ah, eu tinha um mini dicionário, qualquer dia te mostro.

beeeeijos, menina! =P

Stefanie disse...

LD: Embucetada eu acho ótemo!! kkk adoro essa! :-**