sábado, 10 de julho de 2010

Existencialismo

Hoje recebi uma bela notícia: Meu amigo foi demitido!
Sim, bela notícia pois há anos o ouço reclamar, o vejo infeliz, insatisfeito, sentindo falta de reconhecimento (já se sentiu assim? aposto que já caso vc não faça o que gosta). Sempre que conversávamos eu tentava empurrá-lo um pouco mais para a frente dizendo "vc não precisa trabalhar até o fim da vida neste lugar. Existem mil lugares para trabalhar. Vc é muito criativo e eficiente para ficar empacado num lugar como aquele".
Eu de um lado, a terapêuta dele do outro durante anos e finalmente ele conseguiu negociar uma demissão e pulou na cachoeira da LIBERDADE.
ELe me escreveu no email que adorou a sensação de ter o controle da própria vida.
Está aí um belo caso de fazer suas próprias escolhas -e não aquilo que é esperado que vc faça - e arcar com as consequências - que nesse caso, tenho certeza que serão as melhores.
Bem, a teoria feita por Sartre é que muitas vezes o ser humano comporta-se "em-si". O em-si é o caso da pedra. A pedra não tem consciência, ela apenas é. É em-si. O ser humano comete esse erro quando comporta-se como objeto e não como ser pensante e dotado de crítica e liberdade de ação. É como se vc fosse apenas um funcionário de uma empresa, nada mais. Trabalhar numa empresa é um dos papéis que atuamos na sociedade, mas nunca será o único. Mesmo se não houvesse uma sociedade e vc morasse embaixo de uma árvore do deserto, vc continuaria sendo vc e continuaria tendo consciência: do deserto, da árvore, da fome, do calor, etc. A árvore, por outro lado, não possui essa habilidade de ter consciência do que ela é e como os outros a veem.
Voltando ao ponto...vivemos numa sociedade "livre e democrática" aparentemente, vivemos entretanto aprisionado pela nossa falta de atitude, falta de tomada de decisão, falta de responsabilidade. Pela preguiça agimos como é esperado que ajamos e não do jeito que cremos ser o certo.
Imagine um Machado de Assis que nunca tivesse escrito um conto, um Bach que não desenvolvesse seu lado musical, um Paul Gauguin que fosse bancário¹ a vida inteira sem nunca ter se aventurado pelo mundo?
Ter o controle da própria vida é de um prazer imenso e tb de um terrível terror já que se fizeres algo que os outros não considerem sucesso, terás que aprender a ignorar a inveja, a crítica e manter-se no seu caminho de ser LIVRE. O Grande perigo maravilhoso de ser livre.


Sugestões de leitura: A insustentável leveza do ser. [milan kundera]
Anna Karênina [tolstói]
O Ser o e Nada [J.P. Sartre]

¹ Paul Gauguin nunca foi bancário e sim corretor de valores. Isso foi apenas uma suposição.

4 comentários:

Luisa disse...

tá ótimo teu blog Meee.
Eu tbm quero sair do meu joooob.
Ore por mim. hehehe..
-
me adiciona aí
novo canto meu

beijocas

Stefanie disse...

Lu,
Qual é o nome do seu novo blog?

Valeu o apoio! :-*

Jane Oliveira disse...

Amiga, acabei de pular fora de uma empresa depois de 9 anos. Fantasiava com isso a muito tempo, mas essa coisa do julgamento se mistura com o medo de si mesmo e a gente vai levando. Ser livre é muito mais difícil do que parece, mas vale total a pena. By the way, o blog ficou lindão!

Jane Oliveira disse...

Amiga, nove anos se foram, mas eu também tomei coragem de sair de um trabalho que não me acrescentava mais nada. Tem o medo do julgamento, mas tem também vaidade e medo de si mesmo. Mas a liberdade vale total a pena...By the way, o blog tá lindo...bj.