quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O tempo das coisas

Anos atrás minha mae me recrutou para acompanhá-la numa viagem à Contagem-MG, cidade de meus tios e primos maternos.
Conheci minha priminha que, naquela época, tinha completado seus 3 anos de idade. Passeando pelo pelo quintal de minha avó, muito ligada à suas raízes indígenas, observávamos as diversas espécies de frutas, plantas, samambaias e ervas. Ao se interessar por um botao de uma flor, minha priminha perguntara "o que é isso?°. Eu, com ares de professora respondi "Isso é uma flor. No entanto, ela ainda é um bebê, ainda nao brotou". A curiosidade da pequena nao se aguentou e rapidamente comecou a querer fazer a flor abrir com os dedinhos. A repreendi prontamente "Nao pode, nao! Ela só abrirá quando estiver pronta. Há que se esperar."
Esperar nao é um verbo que eu creio que ela tenha compreendido e de qualquer forma nao é um ato afeito às criancas, seres estes que querem tudo à hora que desejam.

Conto essa história para lembrar às amigas que TUDO TEM A SUA HORA. Reformularei: existe o tempo da gente e o tempo das coisas. Claro que minha prima desejava ver a beleza da flor imediatamente, entretanto nao devemos ser prepontes ao ponto de alterar todo o emaranhado de acontecimentos indispensáveis para o momento esperado de vermos o belo desabrochar da rosa.
Nos meus quase 26 anos vi e continuo vendo muitos amigos desesperados para se sentirem "adultos", isto é, ter estabilidade na profissao, independência financeira e, claro, ter um amor para brindar aos sucessos atingidos e compartilhar os prazeres da vida. Difícil é aceitar que existem o tempo das coisas. Muitos se sentem prontos para receber por tudo o que trabalharam, no entanto o tempo das coisas acontecerem ainda nao chegou: a esperada promocao que reconhece todo o seu valor, a aquisicao de bens como símbolo de ascencao social e a companheira perfeita que estará batendo palmas na entrega de seus prêmios e te apoiando na realizacao de sonhos. ESPERE!

Esperar é como meditar. Há que saber ter paciência para desfiar todo a sucessao de atos, paciência para aprender com os deslizes passados, paciência para se perdoar e se reinventar, paciência para entender que o que é seu está guardado pronto para ser entregue quando vc estiver DE FATO maduro o suficiente.

Calma. Viva mais o presente, corrigindo suas próprias falhas através da autocrítica (ainda tem hífen?) e do investimento em vc mesma.
Uma sábia frase diz que o sucesso atinge àqueles que estao ocupados demais para esperar por ele.
FACA! Se ocupe. Aprenda algo novo. Reinvente. Mude os móveis de posicao. Mude seu estilo de roupa. SE AME.
Naturalmente o reconhecimento mais importante do mundo acontecerá: O SEU! Reconhecer que conquistamos muito mais do que imaginávamos cinco ou dez anos atrás, reconhecer que somos humanos e erramos e que os erros só servem para o nosso aprimoramento. Experiência nao tem preco, experiência só se adquire FAZENDO, TENTANDO, INSISTINDO.

Ontem assisti à uma reportagem sobre a nova campea de salto em vara brasileira. Em 2002, nas olimpíadas chinesas, a vara adequada nao foi encontrada no momento da disputa, fato que a prejudicou diante de todo o mundo. Advinha o que aconteceria se ela tivesse sido completamente atingida pela vergonha e desesperanca?? Nao teria insistido durante os próximos oito anos até atingir a glória de ser medalha de ouro nacional.

INSISTA, TENTE e principalmente ARRISQUE!

2 comentários: