segunda-feira, 25 de maio de 2009

Liberdade de ser solteira ou não

Reportagem de Fernanda Montegro ao Blog Mulher 7x7

O que significa a liberdade? Uma vez, vi uma entrevista quando estava em Paris. Era um programa sobre liberdade. Estavam entrevistando diversas pessoas. O jornalista foi a um convento das carmelitas e entrevistou uma freira que estava atrás de uma porta. Ele não via a mulher e nem ela o via. E ela falando de liberdade. E ele disse: “Mas a senhora está falando de liberdade atrás de uma porta, de onde a senhora não tem nem permissão de me ver! Como a senhora explica isso?”. Ela respondeu: “Liberdade, para mim, é um ser humano estar onde ele deseja estar.”
Porque a liberdade pode ser ter muitos parceiros ou ter parceiro nenhum.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ontem fiquei horas conversando com uma amiga HT sobre isso:
Fizeram nós, mulheres, acreditarmos que a única felicidade possível estava no casamento. Isso caiu por terra. Temos toda a LIBERDADE de fazer tudo e qq coisa que nos dê satisfação e prazer, inclusive na carreira, amigos,viagens, sem ter que SER necessariamente casada. Concordam??

Continuando o papo, eu me condoí com ela, pois sendo ela HT, 34 anos e uma ótima posição na carreira ela assusta todo e qq homem que se aproxime. sabe por que? Antigamente o homem só precisava ter dinheiro pra suprir a mulher e pronto. Hoje em dia a mulher já chegou (ou tem a possibilidade de ) chegar nesse patamar de total independência financeira. COnheço algumas que até sustentam a mãe, o irmão..etc. Essa minha amiga de ontem já comprou apto, carro, fez viagens mil brasil afora, formada em 2 faculdades.. O cara pensa "o que eu posso acrescentar aqui onde ela já tem tudo??"
Eu respondi que as relações chegaram num nível subjetivo ao extremo onde o lado financeiro - "vamos morar juntos pra economizar" - não existe mais. O homem moderno precisa se reinventar. Se fazer interessante. Sei lá, aprender a tocar um instrumento, fazer rapel, aprender outros idiomas, sair da frente do jogo de futebol na tv e vá LER pra ter assuntos legais, ter um estilo bacana (parar de vestir qq camiseta com qq tênis velho e beleza). Dessa forma creio ser o relacionamento na era do individualismo. Saiu das convenções sociais para entrar num campo muito mais interessante onde o sentimento e experiências de cada um acrescentará dinamismo e constante interesse um no outro.

O que vc pensam sobre??

6 comentários:

Laiz C. disse...

A única desvantagem real que eu vejo na conquista dessa "liberdade" toda é que um vez que ela estah conquistada, a pessoa reluta em querer sacrificar qualquer pedacinho, em ceder qualquer espaço para que outra pessoas possa compartilhar dessa vida com ela. E aí nós temos pessoas completamente realizadas profissionalmente, cultas, viajadas e interessantes que ficam sozinhas e vão continuar ficando porque julgam que sabem tudo e que conseguem fazer tudo: menos ceder espaço para que outra pessoa participe da sua individualidade.

E pelo menos pra mim, liberdade é sinônimo de felicidade. E felicidade é aquela sensação de poder fazer aquilo que se tem vontade e ter alguém com quem compartilhar tais coisas.

Mas é minha opinião, e eu sou romântica demais pra certas coisas.

Beijos!

=***

Stefanie disse...

"ficam sozinhas porque julgam que sabem tudo e que conseguem fazer tudo: menos ceder espaço para que outra pessoa participe da sua individualidade"
Eu discordo. Não é exatamente disso q falei. Na real ninguém se julga auto-suficiente é por isso que todos continuamos a sonhar em casar, manja? Só que é num nível apenas emocional. será q me expressei mal?

Stefanie disse...

O problema não é a independência da mulher, e sim pq o homem fica intimidado com ela. Mulheres nunca tiveram problemas em abdicar algo pelo "sucesso" do marido, e pq ele não seria tb capaz?
Pq não consegue se estabelecer com alguém que tenha um salário superior?

Luisa disse...

eu não sei se melhorou.
claro que é bom a mulher ter independência; claro que casamento não salva ninguém; e mto pelo contrário.
mas o individualismo atual me incomoda um pouco.
e sei que não há meios de fugir dessa realidade abismal.
/
liberdade é estar onde se deseja estar, concordo plenamente.
sem moralismos falsos/ e coisa e tals.
mas....
e quando se deseja tudo e todos?
rs
nós criamos a prisão.

beijo

Stefanie disse...

Para vc, Mrs. Dalloway recomendo leitura de Sr. Milan Kundera "A insustentável leveza do ser".

TUDO e TODOS.
TEM QUE APRENDER A ESCOLHER, vc já está grandinha pra deixar os outros escolherem por ti,oras! hehe

JUízo!

Stefanie disse...

Eu falo e falo mas no fundo eu quero minha casinha com varanha,cadeira de balanço e esposa lendo o jonal de domingo.
Coisa mais burguesa impossível,mas eu não sou outra coisa.