quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Auto-consciência

Quarta-feira marquei de tomar um café ali no Espaço Unibanco. Meu amigo queria me contar sobre um lance profissional. Gosto muito de conversas ao vivo,e acho bonito quando as pessoas fazem questão de me encontrar pra falar algo. Torna algo + especial.

Do profissional, claro que fomos pra seção relacionamentos e dali fui o acompanhando até a porta de sua casa aqui perto na r.Bela Cintra. Chegando na porta eu já estava cansada mesmo assim ele insistiu que eu subisse. OK, vou tomar um copinho d'água pra aguentar a subida de volta pra casa..são umas 4 quadras distante.

Ele divide apto com outra menina, que também é gay e passa por milhões de histórias e relacionamentos relâmpagos como nós. Geralmente ela está na casa da namorada, portanto nesses quase 2 anos que ele mora lá, nunca a encontro.

Ela veio pra sala. Oi, Boa Noite. Tudo bom? e aí a conversa começou..e o copo d'água q seria tomado em 5 minutos..viraram uns 10 copos tomados em 2 horas. Ficamos os três falando de amor, namoro, encantamento..o que será necessário para se apaixonar??
Comentei que estava lendo Madame Bovary do Flaubert. E numa parte do livro Rodolphe, falando sozinho ao andar de cavalo, comenta sobre sua paixão despertada por sra. Emma Bovary:
"É que ela tem olhos que entram no coração como uma pua." (pua= ponta aguda, pico, espinho)

Disse que já passei por isso, é um tipo de olhar que parece rasgar-me o peito e colocar o só o coração pulsando pro lado de fora, como se todos pudessem ouvir. Todos concordaram.
Continuamos racionalizando sobre fatores importantes que o objeto de amor e adoração deveria ter. Chegamos num ponto chave: AUTO-ANálise / crítica. traduzindo: PROFUNDIDADE e SIGNIFICADO.
Como somos todos questionadores por natureza se a pessoa não conseguir apronfundar a conversa pelo menos meio metro.. ficamos irritados.
No entanto, pontuou meu amigo observador, RARO são aqueles que descem mais q 10 centímentros numa conversa. QUe pensar é cansativo, refletir dói e a grande maioria apenas vive ligado no automático. sem perguntar os por quês de existir, do que quer, do que gosta e ter uma posição crítica SIM diante da vida.

Olhamos um pra cara do outro com cara de decepcionados :-(

QUe missão difícil encontrar pessoas especiais assim.
Entenda que não é uma postura arrongante q estou tendo aqui, apenas é o que se observa diariamente. estou errada??

Às vezes sinto que vivo no mundo paralelo da MAtrix. rs

A impressão que me passa é que de fato as pessoas NÃO SABEM quem elas são. Considero isso completamente assustador. Por outro lado, explica todo o caos que impera no mundo.
Ninguém tem que mudar o mundo, se acorrentar na frente de navios petroleiros e td mais.´
Creio que estamos nesse mundo pra EVOLUIR. Foi nos dado essa oportunidade de aprender, desenvolver habilidades e auto-consciência. Isso naturalmente irá mudar o ambiente que vc vive, as pessoas q convivem contigo..e isso vai reveberando. É isso que torna o mundo melhor. Apurar a perceção a fim de tornar cada ato, cada palavra SIGNIFICANTE. Dar peso e importância à tudo. Uma delicadeza no tratar, uma firmeza no corrigir, uma seriedade no trabalhar.
Atualmente tento reunir mais cabeças pensantes assim para emanarmos todos bons pensamentos pro universo. Mais ALguém se interresa?
Pra citar Fernando PEssoa: QUEM NÃO VÊ BEM UMA PALAVRA, NÃO PODE VER BEM UMA ALMA.

7 comentários:

C. disse...

Eh isso aih, linguagem é tudo, rsrsrs!

Beth Cobra disse...

É exatamente isto. Vc pode imaginar o desespero que me dá quando eu entro num chat destes da vida e está escrito hauahauahauah, shsuauhauah, huhhuhuhu. Fico pensando que estou em outro mundo e, pior, como seria conversar com estas pessoas "ao vivo"? Um pouco por isto eu estava tentando me retirar do site ontem. Não que as pessoas sejam idiotas, mas a maioria é! Infelizmente. Quando a gente quer ter um papo destes que vc falou - eu costumava tê-los quando era adolescente, varávamos a noite falando sobre coisas que vocês nem imaginam - e constata que é impossível... caramba, que desânimo. Também por isto ando meio deprimida, desesperançada - não com sexo, mas com as pessoas mesmo.
Você acertou em cheio. Estou contigo e não abro.

giggia Barreto disse...

babe,

confesso: depois de 3 anos de solitude (veja bem que usei a palavra solitude, não solidão), acho que encontrei PROFUNDIDADE E SIGNIFICADO. E tê-la encontrado me fez refletir: todo esse tempo sem encontrá-la foi necessário para saber recebê-la.
Eu não saberia, fosse outras circunstâncias. Isso é pra mim tão claro quanto um dia de céu azul, daqueles sem nenhuma nuvenzinha sequer. Pra mim, a pergunta que fica é: queremos. Sim, queremos. Mas será que estamos realmente preparados?

p.s: ela também tem orkut. Portanto seja discreta. Visse? risos
Te gosto!

Heduardo Kiesse disse...

BELA narrativa!!

Unknown disse...

Mê, querida

é uma delícia ler você - as usual.

esse lance de profundidade...é importante...e não são muitas as pessoas com esse perfil...

quando é que cê vem me visitar?

beijos e boa sorte amanhã,
K

Luisa disse...

concordo plenamente com o f. pessoa, e com as idéias que você discutiu nesse post;
mas ainda existem seres pensantes, graças a deus; e bonitos, graças a deus. rs..
-

bjo

A Libélula disse...

Mesmo.
As pessoas são tão profundas quanto um pires e mal sabem de sua prórpia história.
Por isso eu me relacionei poucas vezes na vida, mas sempre muito intensamente - a na maior parte das vezes, por muito tempo - porque raras são as pessoas nãop rasas.